domingo, 12 de fevereiro de 2012

Materiais Fonoaudiológicos na terapia de Motricidade Orofacial

                                                                                     Olá Leitores,

Hoje irei falar sobre os materiais fonoaudiológicos utilizados na terapia na área de Motricidade Orofacial (M.O).

Desde o período da graduação já entramos em contato com esses nossos “eternos companheiros” de trabalho que continuamos utilizando quando formados, e mesmo assim, ainda desconhecemos a sua indicação.

Quem nunca se viu confuso(a) no  período de graduação por estar utilizando tal material porque o(a) professor(a) mandou??? Eu inúmeras vezes!!!  Já até perdir as contas,  não sei vocês.

 Sempre me via perguntando ou questionado os meus professores ou até minhas colegas, por que usar o material x e não y?? Qual é a diferença entre eles?? Muitos dos meus professores respondiam de forma superficial ou mandava ler tal artigo sobre um estudo realizado com esse material, que no fim não esclarecia direito.

Então, caro leitor, hoje eu irei falar sobre esses nossos eternos compassas no êxito da terapia.

Obs: Irei dividi-lo em duas postagens. 

                                                          Boa Leitura!!!!

Luva de Procedimento


Indicação: A luva é utilizada para prevenir a contaminação profissional, evitando contato direto do dedo do fonoaudiólogo com a cavidade oral do paciente. Pode ser utilizado nos seguintes casos: exame de cavidade intra 0 oral, massagens e toques.



Espátula de Madeira / Plástico




Indicação: Utilizados de várias maneiras no meio fonoaudiológico, como por exemplo: auxiliar nas avaliações intra-orais para melhor observação das diversas regiões, na realização de "tapping" de língua, no aumento do tônus de lábios e no condicionamento da postura labial correta.




Afilador Lingual


Indicação: É utilizado na estimulação do movimento lingual.








Elástico Ortodôntico 5/ 6


Indicação: Este é o maior elástico, sendo que é utilizado em exercícios na musculatura da língua e posicionamento lingual na papila palatina.



Elástico Ortodôntico 1/ 4 e 1/ 8


Indicação: São os elásticos menores, sendo que são usados no posicionamento lingual na papila.






Garrote com 5 mm de diâmetro externo




Indicação: Utilizado no alinhamento dos dentes, na mastigação, alongamento e fortalecimento dos lábios.







Garrote com 11 mm de diâmetro externo



Indicação: Pode ser usado quando houver alteração de comprimento e tônus muscular labial ou alteração de sensibilidade intra-oral.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bandagem Elástica e a Fonoaudiologia


Não sei se todos os leitores, já ouviram ou já leram sobre a técnica utilizada pelos fisioterapeutas, e agora aderida pelos fonoaudiólogos que são as fitas coloridas, chamadas de bandagem elástica. Se a resposta for negativa, não se preocupe porque para os que não conhecem lhes apresento a bandagem elástica, mais conhecida como kinesio taping.

As bandagens elásticas foram desenvolvidas no Japão pelo Dr. Kenzo Kase por volta de 1973, através da hipótese que os músculos e outros tecidos poderiam ser auxiliados por um contato externo que permitiria alongamento dos músculos e também na diminuição da dor.

Vale pena, conferir o vídeo do Dr. Kenzo, o qual fala sobre o método, mas tem um probleminha estar em inglês.


No Brasil esta técnica foi introduzida em 1988, pelo Fisioterapeuta e Prof. Nelson Morini Junior, também responsável pelo desenvolvimento da técnica de aplicação da bandagem elástica na face e no pescoço utilizado pela área de Fonoaudiologia. A aplicação dessa técnica na terapia fonoaudiológica ainda é pouca, mas é utilizado em casos de pacientes neurológicos.

Para quem tem interesse em saber mais dessa aplicação por parte de fonoaudiólogos. Este é o link de um artigo publicado em 2009, por três fonoaudiólogas, que realizaram um estudo a partir da aplicação desta técnica em casos de sialorréia em crianças com paralisia cerebral. Vale à pena conferir!!

Nascimento do Blog

Olá Leitores,
                                                                   
Hoje é o nascimento do meu blog, vocês devem estar pensando mais um blog?? Mas eu concordo e discordo de vocês, sabe por quê? 


Porque qualquer pessoa que se aventura a criar um blog, sempre é motivado pela paixão, nesse ponto concordo com vocês, mas, discordo porque não será mais um, pois este em especial surgiu da minha insatisfação, após entrar em variados sites a procura de um determinado assunto e vê-lo resumido ou com as mesmas informações postadas em outros sites, isso acabou gerando em mim um sentimento de decepção.

Então caro leitor, me veio uma brilhante ideia de criar este blog, ao qual posso estar compartilhando com vocês a minha paixão que é a Fonoaudiologia, dar sugestões de artigos e também realizar uma análise crítica sobre algum artigo  que irei postar semanalmente.

Espero que vocês dêem opiniões para que cada vez mais eu possa estar melhorando.
Sejam Bem – Vindo!!